Linhas de Pesquisa

O CCOMP atualmente possui 4 linhas de pesquisa:

LINHA 1: Metodologias e Técnicas de Desenvolvimento de Software

A linha de pesquisa de “Metodologias e Técnicas de Desenvolvimento de Software” tem como objetivo estudar métodos e técnicas para o desenvolvimento de soluções de software, considerando as etapas de desenvolvimento, avaliação e gerência. Os temas abordados e as tecnologias aplicadas nas soluções desenvolvidas são: Sistemas Cientes de Contexto, Realidade Virtual, Sistemas Multiagentes, Agentes Inteligentes, Internet das Coisas (IoT) e Computação Móvel. Os projetos desta linha tem um foco no uso de Engenharia de Software para o desenvolvimento de soluções na área de Sistemas Complexos.

 

LINHA 2: Modelagem e Simulação de Sistemas Naturais e Artificiais

Esta linha de pesquisa abrange temas que têm como objetivo a modelagem matemático-computacional de mecanismos subjacentes a sistemas e processos físicos descritos por diversas áreas das ciências como biologia, química, matéria condensada, medicina, fisiologia e sistemas das áreas das humanidades e sociais. Os sistemas físicos estudados podem ser naturais como membranas celulares, circuitos neuronais, interação ligante-proteína, processos celulares e de histocompatibilidade, ecossistemas e sistemas metálicos nanoestruturados; ou artificiais tais como redes neuronais artificiais, agentes de teoria de jogos e sistemas financeiros. Os trabalhos investigam o funcionamento dos diversos sistemas e processos físicos, com base em dados oriundos de observação e medição experimentais, que podem ser também obtidos na literatura. Os modelos são baseados em teorias e métodos matemáticos e computacionais e são interpretados à luz de princípios de áreas científicas diversas como Física, Química, Biologia, Farmacologia, Psicologia e Sociologia, envolvendo também conhecimentos de Engenharia e Medicina.

LINHA 3: Teorias e Métodos Computacionais

Esta linha se caracteriza pelo estudo de algoritmos em seu aspecto fundamental (teoria) e aplicado, visando a utilização dos métodos e técnicas computacionais na solução de problemas técnicos e científicos. A linha inclui os seguintes grandes temas: Correção e Propriedades Formais de Algoritmos; Teoria dos Grafos; Complexidade de Algoritmos; Computação Paralela, Distribuida e de Alto-Desempenho; Algoritmos para Grandes Volumes de Dados; Heurísticas e Meta-Heurísticas; Otimização Combinatória e Pesquisa Operacional; Lógica; Inteligência Computacional; Sistemas de Computação; Teoria da Computação; Matemática da Computação.

 

LINHA 4: Teorias e Métodos da Física e da Matemática

Esta linha de pesquisa se concentra no estudo e desenvolvimento de metodologias numéricas e analíticas que podem ser usadas para modelagem em ciências computacionais. Ela dá ênfase a teorias e métodos da Física e da Matemática para a descrição, compreensão e análise de sistemas complexos, com aplicações em diversas áreas do conhecimento. Os projetos ela desenvolvidos englobam aspectos da modelagem matemática discreta e contínua, envolvendo métodos de cálculo e análise variacional, análise numérica, álgebra linear computacional, mecânica estatística, teoria de probabilidades e teoria de controle.